sábado, 25 de maio de 2013

Seminário de Cordel – Campus XVI

Por Jaqson Rosendo
Agente de Comunicação – Campus XVI
  
Após iniciado o Seminário de Cordel, na noite do dia 22/05, quarta-feira, com a participação do Prof. Amarino Queiroz – UFCG, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pôde presenciar os seus espaços sendo preenchidos por visitantes, estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia, PAFOR e das demais instituições que vieram apreciar a beleza desse encontro que prestigia a cultura popular.

O Seminário de Cordel em sua 2ª fase apresenta como tema, Literatura de Cordel: ‘ A arte cultural popular em múltiplas linguagens no Território de Irecê’.  Traz como objetivo discutir a importância do Cordel, sua arte, a genialidade de grandes cordelistas e a sua inserção no contexto escolar.

Na manhã do dia 23/05, o Seminário teve seu início marcado com a palestra do Prof. Helder Pinheiro (UFCG), que discutiu sobre, “Cordel no cotidiano escolar”. De acordo com o poeta para trabalhar Cordel em sala de aula é preciso que o professor envolva os seus alunos no exercício da leitura. É necessário fazer com que os alunos se encantem pela oralidade do cordel que pode estar presente no cotidiano escolar.

Segundo Pinheiro, “A experiência não pode morrer no passado, ela deve renascer. Precisamos reavivar as lembranças. Poesia e Voz estão interligadas, mas é preciso haver um processo de escuta”. Essa fala evidencia o contexto escolar em que muitas vezes os sujeitos em aprendizagem não são ouvidos, e a literatura passa a ser um exercício por mera obrigação e não um ato de prazer.

Ao final da manhã, os presentes no auditório, prestigiaram com muita graça e entusiasmo a palestra do Prof. Antônio Barreto, que encantou a todos (as) com as explicações sobre, “Cordel e a prática pedagógica”.

Ficou claro, que o trabalho requer um envolvimento de todos (as) para que a temática possa ser discutida, avaliada e aplicada na prática pedagógica. Assim, teremos de forma efetiva, ações que respeitem o contexto sociocultural dos alunos e suas particularidades.

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