sábado, 25 de maio de 2013

UNEB – Campus XVI recebe Cordelista Janete Lainha Coelho de Ilhéus – BA

Por Jaqson Rosendo
Agente de Comunicação – Campus XVI

O Campus XVI, entre os dias 22 a 24/05, têm recebido diversos artistas da Cultura Popular Nordestina. Dentre os presentes, à organização do II Seminário de Cordel, destaca a presença da Prof. Janete Lainha Coelho de Ilhéus – BA, que com reverência trabalha a favor da valorização da Cultura Nordestina.

A Prof. Janete Lainha Coelho, nasceu em Ilhéus no dia 23 de Abril de 1960. Filha de Oxossi e, sobretudo Artista. Apaixonada pela Literatura Universal e todas as formas de Arte, tem uma especial devoção pelo cordel. Seus trabalhos literários publicados em jornais, revistas e antologias impressionam pela força e inteligência. Vários destes premiados em concursos Nacionais e em festivais atestam a qualidade de sua poética. Seus escritos geralmente comentam, através de uma ótica moderna e universal, o drama do ser humano.

Em entrevista, durante a manhã de sexta-feira, 24/04, a professora Janete falou para a Equipe de Comunicação da UNEB – Campus XVI sobre a importância do evento para a Literatura de Cordel, bem como, sua valorização e inserção da mulher nesse espaço como uma afirmativa de que devemos vencer a ideia de que mulher não pode ser cordelista ou estar nesse espaço que na maioria é vivenciado por homens. A luta é a favor da inserção da mulher nesse espaço, e o objetivo é vencer o preconceito.

Segundo Coelho, “Encontros como esses, trabalham a valorização do Cordel, pois aqui temos uma rede de contatos entre diversos poetas com estilos diferentes. Aqui encontramos o conhecimento de muitos poetas da região. É importante registrar a presença de uma mulher cordelista. Até mesmo para acabar com o preconceito”. Janete acrescentou que está desenvolvendo um projeto que é “A cara do Povo”.

0 comentários:

Postar um comentário